sexta-feira, 17 de abril de 2015

A metamorfose - Franz Kafka


Saindo um pouco da linha do infantil (como eu disse, estou começando beeem do começo, mas inevitável não misturar, pois eu li esse com uns dez anos de idade), vamos falar desse clássico interessantíssimo que caiu nas minhas mãos de fontes desconhecidas (apareceu la em casa).

O protagonista, Gregor Sansa, acorda numa manhã e se vÊ preso em um corpo de barata. Um capítulo inteeeiro só pra ele levantar da cama, pois está deitado de barriga pra cima e sabe como é né... é uma barata, poxa. Assim que levanta falta a coragem de sair do quarto, apesar de saber que está atrasado para o trabalho. Em meio a essas reflexões filosóficas quem aparece na casa dele? O CHEFE! E agora Josééé????

Encurtando, o resto do livro ele passa se escondendo da sociedade, incompreendido, alvo de preconceito até por parte dos familiares. Na minha infância eu levava ao pé da letra o fato de ele "virar uma barata", coitado. Hoje eu entendo a metáfora por trás disso. Pobre Gregor, aprisionado em um corpo totalmente novo, sendo mal visto (talvez homossexualidade?), por todos.

Achei um gráfico engraçadinho na net, curtam:


O livro traz um pouco de melancolia, sobretudo quando a irmã, a única que continuava a cuidar dele, deixa-o, e sugere "pôr um fim à criatura em que seu irmão se transformou".

Mas leiam, recomendo!

Beijos e até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário